Pablo Escobar é indiscutivelmente o narcotraficante mais proeminente da história. Ele começou a cultivar cocaína na década de 1970, construindo um império do tráfico de drogas que durou até sua morte em 1993.

Embora muitos detalhes de sua vida sejam conhecidos, poucos sabem sobre o que Pablo Escobar mais gostava de fazer em seu tempo livre. Como o rei da cocaína, ele podia ter qualquer coisa que quisesse, mas sua atividade preferida era jogar futebol.

Seu amor pelo esporte remonta à sua juventude, quando jogava no time de futebol local. Mas Escobar não era apenas um fã dedicado; ele também possuía seu próprio time, que ele chamou de Los Pepes.

A equipe era composta principalmente por amigos e membros de sua equipe de segurança. Embora Escobar fosse conhecido por sua crueldade e violência, seus amigos e familiares o descrevem como um jogador muito talentoso e apaixonado.

Mas os jogos de futebol não eram apenas uma distração para o narcotraficante. Eles também eram uma forma de construir sua rede de negócios. Os jogos eram freqüentados por outros traficantes de drogas e criminosos, além de políticos e empresários dispostos a se associar com Escobar para lucrar com suas atividades ilegais.

Escobar construiu seu império do tráfico de drogas por meio de sua marca registrada de violência e intimidação. Ele subornou a polícia e o governo, e assassinou quem tentasse se opor a seus negócios. O Cartel de Medellín, que Escobar fundou e liderou, foi responsável por cerca de 80% do suprimento mundial de cocaína durante sua era.

Mas Escobar não era apenas um mestre do crime organizado. Ele também era um homem de negócios astuto que investiu sua fortuna em propriedades imobiliárias, empresas legítimas e em sua própria segurança. Ele construiu várias mansões extravagantes, incluindo a La Hacienda Nápoles, que se tornou um local turístico popular na Colômbia depois de sua morte.

Não podemos negar que Escobar era um homem muito rico, mas ele também foi responsável pela corrupção, violência e morte de muitas pessoas. Sua morte em 1993 foi um marco na guerra contra as drogas e a criminalidade na América Latina.

Embora a série Narcos da Netflix tenha feito sua vida famosa novamente, não podemos esquecer que Pablo Escobar era um homem muito perigoso que causou muito sofrimento. Seu amor pelo futebol e seu tempo livre não devem nos distrair do fato de que ele era um criminoso cujas ações prejudicaram muitas pessoas.

No entanto, sua história é fascinante e nos faz repensar nossas idéias sobre o que é certo e errado. Até hoje, ele continua sendo um dos personagens mais controversos e intrigantes da história.